• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Em videochamada, Alckmin e ministro chinês defendem fortalecimento da OMC

Na reunião, os dois trocaram impressões sobre as alterações tarifárias em curso no cenário internacional, informou o MDIC em nota

O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, conversou nesta sexta-feira (11), com o ministro do Comércio da China, Wang Wentao.

Na videoconferência, os dois trocaram impressões sobre as alterações tarifárias em curso no cenário internacional, informou o MDIC em nota.

Na conversa, que durou cerca de 45 minutos, Alckmin e Wentao também convergiram na defesa do multilateralismo e do sistema internacional de comércio baseado em regras, com o fortalecimento da Organização Mundial do Comércio (OMC).

Após anunciar na semana passada o que chamou de “tarifas recíprocas” para as importações de quase todos os países pelos EUA, o presidente Donald Trump decidiu na quarta reduzir temporariamente as tarifas a vários países, com exceção da China, que teve a alíquota elevada ainda mais.

A videoconferência foi realizada a pedido do representante chinês, como parte dos preparativos para a próxima reunião de ministros de comércio dos BRICS – cuja presidência é atualmente exercida pelo Brasil – que acontecerá em Brasília no mês de maio.

O vice-presidente e o ministro chinês trataram de temas de cooperação econômica e comercial. Repassaram a relação comercial bilateral, as oportunidades e complementariedades das duas economias.

Ainda na nota, o MDIC reitera que a China é importante parceiro econômico do Brasil e os dois países mantém diálogo estratégico, com papel de destaque à COSBAN, a Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível de Concertação e Cooperação, presidida por seus vice-presidentes.